Encontra-se a decorrer no Centro Comunitário da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, a Formação para Agentes de Prevenção do Projecto “Abrir Caminho”, ao abrigo do Programa de Respostas Integradas do IDT. O objectivo geral é proporcionar informação específica a um grupo de jovens que, no terreno, em conjunto com a Equipa Técnica do projecto, farão intervenção inter-pares (assumindo a figura-chave de tutores).
Objectivos
Para alcançar este objectivo e cumprir esta estratégia, pretende-se recrutar e formar jovens voluntários – aproveitando a estrutura pré-existente ao nível da Juventude da CVP; estes elementos deverão acompanhar a Equipa Técnica do Projecto em diversas acções e desenvolverão uma relação próxima, empática e de amizade com os jovens que o Projecto apoiará. Esta vinculação será, também, positiva para o Agente de Prevenção, dado que, muitas vezes, o jovem procura o exercício de voluntariado porque sente necessidade de canalizar afecto, atenção e cuidados/preocupações para com alguém.
Conteúdos
A Formação para Agentes de Prevenção está a decorrer entre os dias 13 e 25 de Março de 2010, procurando dotar os voluntários de informação e mecanismos de esclarecimento, apoio e encaminhamento de e para jovens, promovendo competências pessoais e sociais através dos seguintes módulos:
b) Áreas de Missão / Intervenção do IDT e a Importância da Prevenção com Dr. Paulo de Jesus e Dr.ª Sandra Ferro (CRI/IDT Évora);
c) Substâncias Psicoactivas e Culturas Juvenis e Consumos Recreativos com Dr. Paulo de Jesus e Dr.ª Sandra Ferro (CRI/IDT Évora); d) Treino de Competências Pessoais e Sociais (componente teórica e prática) com Dr. Tiago Pereira (Associação Menuhin de Portugal).
Conclusões
Nesta formação estruturada, rica, global, generativa, pretende-se desmistificar a problemática dos consumos de substâncias psico-activas, dado que está cada vez mais presente na vida dos jovens.
Divulgando esta informação está a contribuir-se para a instauração de um pensar crítico acerca da realidade que nos rodeia. Ao participar nesta formação, o jovem voluntário tem a oportunidade, não só de se preparar para o futuro e evoluir, como também de ajudar a preparar e ajudar a evoluir o outro que está ao nosso lado.