segunda-feira, 22 de março de 2010

"Copos quem decide és tu!"

Integradas nas comemorações do Mês da Juventude, dinamizado pela Câmara Municipal de Évora, “Conversas às Quintas” trazem, dia 25 de Março, ao Palácio D. Manuel, pelas 21h30, a apresentação de uma boa prática de prevenção difundida por todo o território nacional: Projecto “Copos – Quem decide és tu!” – o qual é apresentado pelo Coordenador Nacional do Projecto, ao nível da Cruz Vermelha Portuguesa (Dr. Miguel Lago) e, de seguida, é abordado o estudo científico elaborado pelo Dr. David Rodrigues sobre a implementação do Projecto no contexto escolar da cidade de Braga.


O Projecto “Copos – Quem decide és tu!” é uma parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto da Droga e da Toxicodependência e a Direcção Geral da Saúde; e, através de dinâmicas e formação interpares, pretende-se sensibilizar os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, para as problemáticas associadas ao consumo excessivo e precoce de bebidas alcoólicas.

“Copos – Quem decide és tu!” baseia-se nos pressupostos de que: na população portuguesa o consumo de bebidas alcoólicas é socialmente aceitável, existindo uma elevada prevalência de consumo e de patologias directa ou indirectamente relacionadas com o mesmo; há um aumento do nível de consumo de bebidas alcoólicas na população juvenil portuguesa; o consumo de bebidas alcoólicas inicia-se em idades progressivamente mais precoces; a incidência de consumos abusivos na população jovem feminina tem vindo a aumentar; os padrões de consumo dos adolescentes e jovens adultos estão cada vez mais ligados a contextos recreativos, com consumos abusivos de bebidas destiladas e outras, associados ao de outras substâncias psicoactivas, que ocorrem sobretudo aos fins-de-semana;
O consumo abusivo de bebidas alcoólicas tem consequências negativas ao nível do rendimento escolar e/ou profissional, das relações interpessoais e da própria integridade física. Contudo, os consumidores têm, de um modo geral, uma percepção distorcida dos riscos efectivos associados aos seus padrões de consumo. A Cruz Vermelha Portuguesa intervém com os propósitos de que é preciso: prevenir o abuso; informar/sensibilizar; intervir em meio escolar; educar pelos pares; intervir de acordo com os contextos e os padrões de consumo e intervir ao nível da percepção do risco – pois só desta forma se postula sucesso na acção.
Pretende-se dar a conhecer o Projecto “Copos – Quem decide és tu!” à comunidade, dado que as suas actividades serão desenvolvidas nas Escolas da cidade de Évora – num primeiro momento de sensibilização no final do ano lectivo 2009/2010 e numa fase de implementação ao longo do ano lectivo de 2010/2011. Estas dinâmicas inserem-se na execução, pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, do Programa de Respostas Integradas (“Abrir Caminho”), apoiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência.
A prevenção deve ser entendida como uma atitude pró-activa em que além de se antecipar o reconhecimento da ocorrência de uma situação específica, também se procura, por meio de algumas acções evitar a sua continuação. Para que os adultos de amanhã sejam pessoas com qualidade de vida, espírito crítico e com competências pessoais e sociais adequadas é necessário trabalhar ao nível da prevenção, de forma a colaborar na construção de uma juventude responsável e de sucesso.

Não fique indiferente! Compareça no dia 25 de Março, pelas 21h30, no Palácio D. Manuel em Évora.