terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa organiza na próxima, 4ª feira, dia 15 de Dezembro, pelas 21h, na Escola André de Resende mais uma tertúlia mensal, no âmbito do Programa de Respostas Integradas para Évora, freguesias urbanas, “Abrir Caminho” (co-financiado pelo IDT).



A tertúlia do mês de Dezembro “As Experiências do Álcool” abordará a temática do alcoolismo, contada na primeira pessoa pelos membros de Alcoólicos Anónimos e enriquecida pelos conhecimentos profissionais do Dr. Mário Marques, nossos convidados.



A CVP – Delegação de Évora leva a cabo mais um espaço mensal, que se pretende ser de debate, esclarecimento e promotor de alguma potencial mudança de comportamentos por parte dos Pais, Professores e Agentes Educativos.



Esperamos por si!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ponto de apoio em sala de aula…

No decurso deste ano lectivo, alguns professores têm vindo a notar a pouca informação que os seus alunos possuem sobre assuntos relacionados com substâncias psicoactivas.
Por essa razão, têm recorrido à Equipa do Abrir Caminho para que faça algumas sessões de esclarecimento em sala de aula.


A sessão envolve um debate, após visionamento de um filme, uma dinâmica de grupo e esclarecimento de dúvidas com recurso a informação credível sobre as várias substâncias psicoactivas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ponto Móvel de Contacto no Dia de São Martinho…

No dia 11 de Novembro, dia de São Martinho, manda a tradição que se festeje com castanhas, água-pé e bom convívio.

No nosso Ponto Móvel nada faltou – excepção feita à água-pé, claro!

A Equipa do Abrir Caminho e os voluntários cozinharam as castanhas e estiveram na Praça Joaquim António de Aguiar, com colaboração do IPJ e da carrinha do programa “Cuida-te”, bem como o agente da PSP que trouxe os testes de alcoolemia.

domingo, 7 de novembro de 2010

II Encontro Nacional de Capacitação das Respostas às Toxicodependências da CVP

Decorreu em Évora, no Palácio D. Manuel, o II Encontro Nacional de Capacitação das Respostas às Toxicodependências da CVP, nos dias 5 e 6 de Novembro.

Tratou-se de um encontro de partilha de boas práticas com uma forte componente de formação específica, destinado não só à rede territorial de Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, mas também às respectivas instituições parceiras.

A acção foi dinamizada no âmbito do projecto “Improving harm reduction strategies in Europe: a Red Cross approach”, de cooperação entre Sociedades Nacionais Europeias da Cruz Vermelha, e teve como objectivos o melhoramento das capacidades de resposta à problemática das toxicodependências e a prevenção do consumo de drogas e dos danos que lhe estão associados.

O Encontro Nacional, para além de concorrer directamente para a prossecução dos objectivos do projecto, pretende também fomentar, consolidar e divulgar, o trabalho realizado pela CVP, um pouco por todo o país, de resposta às toxicodependências. Com esta acção criou-se a oportunidade para a instituição estabelecer uma efectiva e profícua partilha de experiências, potenciando os seus recursos humanos através de formação específica e qualificada.

Os objectivos do evento foram, então:

a) capacitar técnicos que trabalham na área da redução de danos e de riscos;

b) reforçar os conhecimentos e melhorar as competências dos profissionais e voluntários das Delegações que já trabalhem nesta área;

c) sensibilizar e capacitar outros parceiros, além da CVP, que estejam interessadas em desenvolver trabalho na área das toxicodependências.

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), enquanto parceiro interno deste projecto, colaborou activamente no Encontro, quer na organização e planeamento, quer enquanto entidade participante, que nesta ocasião se fez representar ao mais alto nível.

 

 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tertulia “Dependente?!... Sinais de Alerta”

A Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa organizou na passada 2ª feira, dia 18 de Outubro, pelas 21h, na Escola André de Resende mais uma tertúlia mensal, no âmbito do Programa de Respostas Integradas para Évora, freguesias urbanas, “Abrir Caminho” (co-financiado pelo IDT).




A tertúlia “Dependente?!... Sinais de Alerta” abordou a temática dos comportamentos de risco, alertando todos os Pais, Encarregados de Educação, Professores e Todos os Agentes Educativos presentes para os primeiros sinais de consumos.

Sendo esta uma preocupação crescente e sentida por todos, a CVP – Delegação de Évora dinamizou mais uma vez este espaço, que foi marcado pelo debate muito participado e enriquecedor, esclarecendo e promovendo potenciais mudanças de comportamentos por parte de todos os presentes.

Os convidados desta tertúlia mensal foram a Dra. Mariana Magalhães, a Dra. Helena Gonçalves (Técnicas da Equipa ADOS da Associação ‘Chão dos Meninos’) e o Dr. João de Almeida (Médico e Director de Centro de Respostas Integradas de Évora do IDT).

 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esperamos por si!


A Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Évora vem convidá-lo para estar presente em mais uma Tertúlia integrada no Projecto "Abrir Caminho", 3ª feira, dia 21 de Setembro, pelas 21h, no Auditório da Escola da Malagueira.

Esta Tertúlia realiza-se em parceria com o Centro de Saúde de Évora e a Policia de Segurança Pública de Évora.

A ideia é discutir um tema actual que tem marcado o dia a dia escolar dos jovens, professores, auxiliares e dos encarregados de educação, BULLYING.


Esperamos por si!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tudo o que é bom acaba depressa…

Chegaram ao fim as férias escolares, e com elas um ATL que Abriu Caminho para novos conhecimentos, aliados ao entusiasmo e à animação.

Um ATL que marcou as férias de algumas crianças de Évora durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

Este projecto foi, para todos, uma experiência bastante enriquecedora e que esperamos repetir.

Quero dar os parabéns a toda a equipa envolvida: pelo esforço, dedicação e por todos os momentos que passámos juntos!

Agradecer, uma vez mais, a todas instituições, locais e pessoas que nos receberam sempre de braços abertos.



Agradecer principalmente aos destinatários deste projecto, “os nossos meninos”, por todas as alegrias, risadas e carinho que nos deram.

A todos um (quem sabe!) até para o ano.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

É Hoje!!!

É hoje aquele dia que só acontece uma vez por semana e depois de uma espera agonizante e cheiinha de calor… Chegou o dia da ida à Piscina…

“Já tenho protector, já posso ir para a água? Deixa, deixa… “

“Agora não é preciso fazer a digestão, pois não?”
“QUEREMOS IR PARA A ÁGUA!!! QUEREMOS IR PARA A ÁGUA!!!” O entusiasmo é sempre muito e contagiante!


Depois de estarem todos devidamente protegidos contra os escaldões e com digestão bem feita, lá vão todos para a água e de lá não querem sair!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Liberdade... Parque Infantil

Quem os quer ver bem e felizes é dar-lhes liberdade para correr, saltar, gritar…

Sendo assim melhor sítio, para tal descarga de energias, é o parque infantil.

E estes miúdos parece que vêm com pilhas duracell, jogamos á bola, ás raquetes, ao elástico, praticamos rugby, participamos em actividades sobre segurança rodoviária e nada os cansou.

São tardes que dá sempre vontade de repetir.



terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vamos andar a cavalo...na Guarda Nacional Republicana de Évora

De 15 em 15 dias lá fomos todos a caminho do Picadeiro da GNR.

Sempre muito euforicos e entusiasmados por poderem ir montar a cavalo.

Além de montar-mos, nestas visitas, podemos dar uma volta de carroça e conhecer as cavalariças.

No fim destas sessões já era notório o à-vontade que todos tinham perante os cavalos e a segurança com que os montavam. Encontramos verdadeiros cavaleiros e amazonas.

Agradecemos á GNR a possibilidade que deu a este ATL de realizar uma visita ao picadeiro de uma forma mais frequente.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Em frente marchar até ao Comando de Instrução e Doutrina de Évora

Todos em sentido, aproximava-se o nosso anfitrião, o Sargento Camponês.

A nossa visita ao quartel começou com uma pequena palestra sobre a história do quartel e do Comando de Instrução e Doutrina (CDI) de Évora, uma história com mais de 500 anos.

O Quartel é enorme e no meio de tento corredor e escadas entramos na sala que é a galeria de comandantes, directores e chefes que já estiveram neste quartel. E logo em frente a sala de armas, os meninos, principalmente, ficaram encantados com as espadas, as armaduras, e material de comunicação antigo.

Na altura em que estávamos a fazer a visita, estava a decorrer também o ensaio da banda. E nós, curiosos, fomos espreitar.
Com autorização do maestro entramos e tivemos direito a uma pequena actuação.

Assim terminou a nossa visita

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vamos atacar os Livros... na Biblioteca Publica de Évora

A chegada a biblioteca fomos recebidos a entrada pela Sra. Sílvia Chambino, que seria a nossa guia.

Ficamos a saber que esta é uma biblioteca patrimonial com mais de 200 anos e que tem como função recolher e guardar um exemplar de todo o tipo de publicações. Por essa razão tem imensos documentos antigos e raros e em alguns casos únicos, encontramos alguns desses documentos em exposição, livros enormes e mapas de terras conquistadas pelos Portugueses.

Conhecemos a Hemeroteca que permite o acesso a mais de 20 mil títulos de publicações periódicas, jornais, revistas, etc. e a majestosa sala de Leitura Geral onde se pode aceder a todo o tipo de informação.

Depois de nos dar a conhecer algumas das salas da biblioteca, sentamos nos no chão para ouvir uma história que era originária da Guatemala e que se intitula as Preocupações de Billy.

E fez-se silêncio desde os mais pequenos aos maiores, ninguém se mexeu ou desviou o olhar da Sílvia enquanto esta contava a historia. No fim todos pediram mais, mas como já estávamos a ficar sem tempo passamos para outra actividade, que foi fazer um marcador de livros.

E foi assim que nos despedimos da Sílvia e agradecemos a atenção que nos dispensou.




sexta-feira, 9 de julho de 2010

A visita aos Bombeiros Voluntários de Évora

Como fomos tão bem recebidos da primeira vez, decidimos voltar, para dar a conhecer a estes meninos o valor e a importância da corporação de bombeiros no socorro ás populações.

Apesar de estarmos numa época de muito trabalho para os bombeiros, os Bombeiros Carla Ourives e o Vítor Aires disponibilizaram-se para nos fazerem uma visita guiada pelo quartel. Conhecemos as instalações e os vários meios de combate a incêndio, desde as viaturas aos equipamentos utilizados pelos bombeiros. Entre os vários equipamentos que vimos o que fez mais sucesso foi sem duvida a mangueira, que todos tiveram oportunidade de ver e usar.

A meio da visita, receberam uma chamada para irem apagar um fogo, e podemos ver a azafama que se cria nestas alturas de emergência, os bombeiros que nos estavam connosco tiveram que entrar em acção e nos ficamos com o bombeiro Alexandre Condenso, que terminou a visita.

Agradecemos a todos a disponibilidade e amabilidade com que sempre nos receberam.






quarta-feira, 7 de julho de 2010

À descoberta do Campo…

Hoje fomos a Quinta Pedagógica do Pomarinho, à descoberta do campo e da sua diversidade, de uma forma criativa e interactiva.

Os meninos ficaram maravilhados quando chegaram à quinta! É um espaço amplo, tranquilo e muito acolhedor.

Mas o que mais lhes chamou a atenção foram os animais. Preparam a comida para lhes dar e foram conhecer o cavalo “Pinhão”, a vaca “Linda”, as Burras “Albertina”, ”Amélia" e "Anastácia"; deram uma volta pela propriedade, viram cães, cabras, porcos, galinhas, entre outros.

No fim da visita, estava preparada uma actividade que consistia em preparar bebedouros e comedouros para pássaros, reciclando garrafas de plástico e pacotes de leite.

Restou-nos agradecer a maneira simpática e acolhedora com que fomos recebidos por todos na Quinta!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ATL de Férias na CVP

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora abre inscrições para o ATL de Férias do Verão que se realizará no período de 05.07.2010 a 03.09.2010, no Centro Comunitário. Esta acção destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos que podem participar gratuitamente.
À Cruz Vermelha Portuguesa reserva-se o direito de priorizar as inscrições de acordo com os objectivo do Projecto Abrir Caminho – no qual se insere a actividade.

A inscrição deve ser efectuada presencialmente (Rua Fernanda Seno, Nº 10 – Horta das Figueiras).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

" Visita aos Bombeiros Voluntarios de Évora"

No passado dia 22 de Maio os meninos do “Colorir o Sábado” foram fazer uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Évora.

À chegada, os miúdos invadiram o Quartel, recentemente renovado e alargado, cheios de curiosidade e deslumbrados pelos uniformes e veículos que ali se encontravam.

O Bombeiro Pedro Afonso teve a bondade de nos fazer uma visita guiada.
Vimos o museu com vários carros de bombeiros e ambulâncias em miniatura, a imagem de uma santa parcialmente queimada, que se encontra dentro de um extintor e que foi recuperada dos restos de um incêndio; experimentamos o equipamento, entramos nos veículos de combate a incêndio, nas ambulâncias e ainda tivemos direito a dar uma volta num dos veículos com as sirenes de emergência ligadas.

Só nos restou agradecer ao Bombeiro Pedro Afonso e aos restantes colegas, pela paciência e atenção que tiveram para responder a todas as dúvidas e ao Comandante por ter permitido a visita.
No regresso à Delegação parámos no Parque Infantil para lanchar e ainda tivemos tempo para umas brincadeiras.

Foi uma tarde de sábado diferente e colorida para miúdos e graúdos!

sábado, 12 de junho de 2010

" Copos quem decide és tu?"

As acções de sensibilização sobre os problemas associados ao consumo excessivo do álcool têm estado a ser desenvolvidas entre os meses de Maio e Junho nas Escolas parceiras do Projecto “Abrir Caminho”, na cidade de Évora.

Esta problemática está a ser trabalhada através do Projecto “Copos, Quem Decide és Tu!” (acção 2 que integra o Projecto “Abrir Caminho”) e tem possibilitado à Equipa CVP acolher um conjunto de respostas positivas face à sua implementação.

Os jovens envolvem-se na discussão do tema, reflectem sobre as consequências dos consumos excessivos e apresentam à Equipa CVP pontos de vista e soluções alternativas que se ajustam a um estilo de vida mais saudável.

A primeira fase deste Projecto tem despertado muito interesse – não apenas na população-alvo, como também nos educadores e professores que colaboram connosco. Assim, a Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa orgulha-se de, em apenas dois meses, ter conseguido atingir aproximadamente 200 jovens com esta acção.

      

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tertúlia “Um Dia na Vida de Um PIEF”

Superou as expectativas a terceira tertúlia organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora.

Esta acção está integrada no âmbito do Projecto “Abrir Caminho” e destinou-se aos pais, professores, auxiliares de acção educativa e a todos aqueles que gostam e se interessam por estas temáticas.

Intitulada “Um Dia na Vida de um PIEF”, a tertúlia teve como oradores a Dr.ª Susana Russo e do Dr. Hugo Serpa (Equipa PIEC) que conseguiram cativar as atenções e o interesse de mais de 30 pessoas. Público este que participou activamente na sessão através da exposição dos seus pontos de vista, reflexões e partilha de experiências.

É por esta adesão e pelo envolvimento da comunidade na resolução de problemáticas comuns, que a CVP continuará a apresentar novos temas de debate e partilha de informação para que, em conjunto, se fomente o desenvolvimento de uma cultura de prevenção.


sábado, 29 de maio de 2010

Intervenção na Queima das Fitas

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, enquanto promotora do Projecto “Abrir Caminho” e parceira do Projecto “Risca o Risco”, esteve presente na Queima das Fitas 2010, da cidade de Évora.


A CVP contou com a participação de uma Equipa composta por 3 socorristas, 1 técnico e 6 agentes de prevenção que, num contexto de festa e divertimento nocturno, demonstraram junto dos jovens uma acção preventiva e de alerta relativamente aos consumos de substâncias psicoactivas.

A presença neste espaço permitiu à Equipa CVP constatar que, hoje em dia, estas festas destinadas essencialmente aos jovens adultos, são frequentadas por uma grande percentagem de jovens pré-adolescentes e adolescentes. Tal facto, revela-se uma situação alarmante porque obriga as equipas de prevenção a adaptarem e a criarem novas estratégias de intervenção face a esta nova realidade.

Contudo, e porque a vida do ser humano é um bem precioso, a Equipa CVP interagiu e dirigiu-se a estes “adultos de amanhã”, de forma cooperante e dedicada, com o objectivo de estimular o desenvolvimento de comportamentos preventivos, minimizar os riscos associados ao seu envolvimento, cada vez mais precoce, no mundo das substâncias psicoactivas e contribuir para uma forma mais saudável de crescimento pessoal e social.